Congregação da Igreja Cristã de Nova Vida em Vista Alegre

Congregação da Igreja Cristã de Nova Vida em Vista Alegre
Casa da Irmã Graça - Responsáveis pelo Trabalho: Diácono Elias & Diácono Artur Roxo

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Dia 11/08/10 - Pregador: Diácono Artur roxo



Abertura do Culto:  Diácono Elias
  • Leitura do Salmo 127
  • Oração de Abertura de Culto


Louvor :  Celso 
  • Tu és tudo para mim
  • Você não está sozinho
  • Se o sol se por e a noite chega




Oração pelos dízimos e ofertas:   Roberto 
Oração pelos pedidos:   Delkir
Oração pelos Missionários:   João


 PREGAÇÃO DA PALAVRA: DIÁCONO ARTUR ROXO

TEMA: A MAJESTADE DO SENHOR

Textos:  Isaías 4O:12-31

SÍNTESE DA MENSAGEM:

INTRODUÇÃO:

Quem tem dúvidas do poder de Deus? Quem tem dúvidas da Sua soberana vontade? Quem tem dúvidas de que Ele reina soberanamente sobre todas as coisas, seja nos céus, na terra ou mesmo em todo universo? Quem tem dúvidas que tudo existe e subsiste debaixo do seu poder e autoridade?

Conhecemos e vivemos cada uma dessas verdades, mesmo que seja apenas pelos relatos bíblicos, pela fé que confessamos ter. Mas, na prática estamos, mesmo que involuntariamente, colocando Deus em pé de igualdade com os nossos problemas, com nossas dificuldades e adversidades. No mesmo patamar de poder. Em alguns casos apresentam ligeira vantagens para os problemas, para as circunstâncias adversas, minando a nossa fé e comprometendo as nossas expectativas em Deus. Basta a resposta de nossa oração demorar que saímos em busca da solução de nossos problemas confiando em nossa capacidade, em nossos próprios recursos, em nossos próprios braços, ou nos braços de pessoas que julgamos ser mais influentes, seguras, espiritualmente falando. Ídolos que criamos em nosso cotidiano que imaginamos que irão suprir as nossas necessidades ou a suposta ausências de Deus. Quando dá certo, inchemos a nossa boca e falamos: é de Deus, mas quando dá errado atribuímos a obra do diabo.

A verdade é que a nossa vontade sempre fala mais alto. A nossa confiança em Deus é circunstancial, temporal, condicionada a uma resposta imediata, urgente, sem levar em conta a Sua vontade soberana , Seu propósito. Nesse momento Deus tem que nos lembrar quem Ele é - "O Grande Eu Sou".

I- MUITO PRAZER EU SOU O DEUS TODO PODEROSO. O CRIADOR DE TODO UNIVERSO - O GRANDE EU SOU. (VS 1-3)
  • Há uma incomoda sensação que Deus precisa se apresentar a seu povo diariamente, como se  fosse um estranho, um desconhecido. Nos lembrando do seus feitos, dos seus atos criativos, e quem Ele é, do seu poder e seu governo sobre todas as coisas. Que foi Ele que estabeleceu a terra, o mar e o céu como piso do cosmos e as montanhas como colunas que sustenta o firmamento.
  • Foi o homem que, com uma vasilha, mediu as águas que tem abaixo e acima do firmamento? Ou a expansão dos céus e as fronteiras da terra? Será que o Deus criador, que criou todas as coisas para beneficio dos homens, e os valorizou tornando-os filhos por adoção em Cristo Jesus, não tem condição de cuidar da sua criação e dos seus filhos?
  • Será que o homem tem condição de cuidar de sua própria vida? Há no homem alguma sabedoria, entendimento ou compreensão da grandiosidade de Deus para achar que pode substituí-lo na mais simples das Suas tarefas? Mas o homem insiste em questionar a vontade de Deus, a sua soberania, o seu poder, os seus propósitos, a sua justiça, o seu amor, indagando: Por que está acontecendo isso comigo? Eu não entendo isso ou aquilo. Será que isso realmente é bom para mim?
II- PENSAMOS QUE PODEMOS AGRADAR A DEUS SEM OBEDECÊ-LO (OBEDECER É MELHOR QUE SACRIFICAR).
  • Acreditamos que o pouco que fazemos e o que somos é suficiente para agradá-lo. Mas Ele nos diz que mesmo que utilizássemos todas as madeiras (nobres) das florestas do Líbano para fazer uma altar e sobre esse altar sacrificássemos em holocausto todos os animais perfeitos para agradar a Deus, isso seria como nada. Deus não perceberia a fumaça nem aspiraria o aroma.Todo sacrifico é pouco demais para se transformar em um aroma suave e agradável a Deus. Nenhuma gordura queimada é suficiente para holocaustos de homens desobedientes, orgulhosos, negligentes, indiferentes, sem fé e gratidão no coração;
  • Meus irmãos, mais vale para Deus uma fugueirinha feita em seu quarto, sacrificando orações em obediência a Deus. Esse tipo de holocausto cheio de sinceridade, verdade e obediência é percebido por Deus como um grande incêndio e por Ele é aspirado o aroma suave e agradável da gordura queimada sobre o altar erguido por você em amor.
III- AGRADAMOS A DEUS QUANDO O AMAMOS E NELE CONFIAMOS SEM NOS PREOCUPAR COM NADA.
  • Deus nos ama! Como pode alguém dizer (vs. 27-28): "Deus não se preocupa comigo". Entristecemos o coração de Deus quando pensamos ou falamos que o Deus de todo poder,  conhecimento e sabedoria não se preocupa com que acontece conosco, com as nossas necessidades. Saiba meu irmão, que o Deus que controla todo universo de certo tem o homem sob seus cuidados, debaixo de seu olhar e de Sua boa mão. Se os olhos de Deus estão fixo no pardal, é certo, e eu sei, que Ele cuida de mim e de você que somos seus filhos, seu povo.
IV- A NOSSA FORÇA VEM DO SENHOR. ELE É A FONTE DE TODO O PODER, DE TODA FORÇA, DE TODO VIGOR.
  • É Ele quem revigora as suas forças. Então irmão, se você se encontra desanimado, triste, com sua estima lá em baixo, achando que Deus não se importa com você e não se compadece de seus problemas, eu estou aqui para ti dizer que os que estão fracos, debilitados e tristes receberão de Deus novo vigor para viver, para retomar a caminhada, pois é Ele que revigora as suas forças, que dá poder aos debilitados e consola os humildes que verdadeiramente dependem Dele. Por isso, a consciência de ser fraco é o primeiro passo para obtenção do poder que vem do alto;
  • Vs. 30 - Todos se cansam e entram em exaustão pelos problemas, pelas adversidades do dia a dia, sejam jovens ou velhos, mas Deus é incansável, e é Ele quem revigora as suas forças;
  • Vs. 31 - Mas, em Deus somos incensáveis como a águia. Todos nós somos invariavelmente fracos, limitados. Mas os que esperam no Senhor, aqueles que tem comunhão com Ele, mesmo diante das dificuldades, das impossibilidades, obterão o suprimento da força divina. É essa força que faz o fardo ficar leve, que faz sua corrida ou caminhada constante, firme. A renovação das suas forças nos garante que a caminharemos ou corremos sem desfalecer ou desmaiar. Nossa fé não será abalada, pois Deus supri as nossas necessidades e nos dá forças.
  • No reino de Deus há quem somente ande e outros que suportam correr, mas ambos cumprem o seu papel. Sendo que a grande maioria anda, mas não se fadiga. Uns voam e habitam nas alturas, mas embora outros não possam elevar-se a ponto de voar, são fortes o suficiente para não se cansar. Ainda outros, que embora não possam voar nem correr, podem andar sem se cansar, pelo que sempre há da parte de Deus suprimento para todos.
  • Creia que em sua trajetória cristã; trajetória de fé, quem anda, quem corre ou quem voa, cumpre o propósito de Deus, estabelecido por  Ele próprio para cada um de nós, dependendo da disposição funcional de cada um no corpo de Cristo.
    FIM DA MENSAGEM

    Um comentário:

    1. Este é o trecho da mensagem que me impactou:
      "Acreditamos que o pouco que fazemos e o que somos é suficiente para agradá-lo. Mas Ele nos diz que mesmo que utilizássemos todas as madeiras (nobres) das florestas do Líbano para fazer uma altar e sobre esse altar sacrificássemos em holocausto todos os animais perfeitos para agradar a Deus, isso seria como nada. Deus não perceberia a fumaça nem aspiraria o aroma.Todo sacrifico é pouco demais para se transformar em um aroma suave e agradável a Deus. Nenhuma gordura queimada é suficiente para holocaustos de homens desobedientes, orgulhosos, negligentes, indiferentes, sem fé e gratidão no coração;
      Meus irmãos, mais vale para Deus uma fugueirinha feita em seu quarto, sacrificando orações em obediência a Deus. Esse tipo de holocausto cheio de sinceridade, verdade e obediência é percebido por Deus como um grande incêndio e por Ele é aspirado o aroma suave e agradável da gordura queimada sobre o altar erguido por você em amor".

      ResponderExcluir